Ricardo Ramos Filho

 

Ricardo Ramos Filho nasceu no Rio de Janeiro em 04 de janeiro de 1954, filho e neto de escritores. Ainda muito novo, incentivado e orientado pelos pais adquiriu o hábito de ler. Esse prazer incorporou-se em sua rotina e não mais o abandonou. A leitura é companheira e amiga, escrever foi consequência. Os textos para crianças e jovens surgiram aos poucos, consolidando-se como especialidade. No gênero pode voltar a ser menino, viver aventuras que remetem a uma infância feliz, deixar a imaginação correr solta, subir no telhado das árvores. É Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo, onde apresentou a dissertação Arte literária em dois ramos "graciliânicos", adulto e infantil. Tem mais de 20 livros de sua autoria publicados.

É jurado no Prêmio São Paulo de Literatura, Vice-presidente da União Brasileira dos Escritores....

Rogério Cortes

 

Doutorando no Programa de Psicologia Clínica na PUC – SP, instituição na qual concluiu o mestrado no Programa de Psicologia Social e as especializações em Psicodrama e Administração de Empresas. É certificado em Coaching Executivo pelo ICI. Psicólogo pela Universidade São Marcos. Trabalhou nas empresas: Boehringer Ingelheim, Laboratório ICN Farmacêutica, Luitpold, Abyara Imobiliária, Banco Real e Banco Nacional. Desenvolveu projetos como consultor, ou coach nas empresas: Pfizer, Merck do Brasil, União Química, Biolab, Glenmark, Zodiac, Caixa Seguros, Votorantim, Banco Real, Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Riachuelo, Telefônica, Grupo Orsa, Cargil, Brasken, Serasa, Editora Globo, Leroy Merlin entre outras. Atua também como professor nas disciplinas: “Introdução ao Psicodrama” do Curso de Especialização em Psicodrama na PUC-SP e “Consultoria em Psicologia Organizacional e do Trabalho” na Universidade Mackenzie.

 

 

Mariana de Araújo Ramos

 

Formada em Comunicações, atuou em rádio e televisão. Produziu programas na Rádio Cultura: Radar Cultural com Mônica Chacon e Maria Rita Khel; Quais as músicas que fizeram sua cabeça, com Walter Silva (Picapau); Matéria Prima, com Serginho Groisman; e Músicais Especiais.

Na TV Cultura realizou produção dos programas: Ensaio, com Fernando Faro; Fanzine, com Marcelo Paiva;  Boca Livre, com Kid Vinil; e Musicais Especiais, com Pipoca. Na TV Gazeta,  TV Mix com Serginho Groisman.

Idelizou, implementou e administrou os espaços de eventos Casa Tupiniquim e Oca Tupiniquim na Vila Madalena.

Produziu diferente eventos culturais na área da literatura.

É conciliadora formada pelo IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo, atua em mediação de conflitos.

 

Maristela Vendramel Ferreira

 

Pós-doutora em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia USP. Atua no desenvolvimento e empoderamento pessoal e de grupos, por meio da psicoterapia, coaching ou dinâmicas grupais. Utiliza da conversa terapêutica e da expressão artística - pintura, modelagem em argila, literatura - para condução de trabalhos.

É doutora em Audiologia pela University of Southampton, Inglaterra; Mestre em Distúrbios da Comunicação pela PUCSP; Especialista em Psicoterapia Psicanalítica pela USP;  possui Fomação em Aconselhamento Biográfico pela Escola Livre de Estudos Biográficos; é Fonoaudióloga pela PUCSP.

Foi professora da PUCSP e da USP nas áreas da fonoaudiologia e psicologia e da Fundação Dom Cabral na área da psicologia voltada ao trabalho. Pesquisadora com diversos artigos cientiíficos publicados no Brasil e no exterior.